Criptografia
Vim por meio deste trabalho apresentar os aspectos e conceitos mais importantes em relação a Criptografia: seus códigos, seus quatro principais objetivos, os tipos de chaves, suas vantagens e desvantagens. O envio e o recebimento de informações sigilosas é uma necessidade antiga, que existe há centenas de anos. Com o surgimento da Internet e sua facilidade de entregar informações de maneira precisa e extremamente rápida, a criptografia tornou-se uma ferramenta fundamental para permitir que apenas o emissor e o receptor tenham acesso livre à informação trabalhada. Por isso e para melhor entendimento sobre o processo, irei explicar como este método funciona.
Criptografia
Criptografia é o estudo dos princípios e das técnicas pelas quais a informação podeser transformada da sua forma original para outra ilegível, a menos que seja conhecida uma"chave secreta", o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado. Assim, só oreceptor da mensagem pode ler a informação com facilidade.A criptografia cobre bem mais do que apenas cifragem e decifragem. Na prática, éum ramo especializado da teoria da informação com muitas contribuições de outros camposda matemática. A criptografia moderna é basicamente formada pelo estudo dos algoritmoscriptográficos que podem ser implementados em computadores. Objetivos da criptografia
A criptografia tem quatro objetivos principais:
Confidencialidade da mensagem: só o destinatário autorizado deve ser capaz de extrairoconteúdo da mensagem da sua forma cifrada.
Integridade da mensagem: o destinatário deverá ser capaz de determinar se a mensagemfoi alterada durante a transmissão.
Autenticação do remetente: o destinatário deverá ser capaz de identificar o remetente everificar que foi mesmo ele quem enviou a mensagem.
Não-repúdio do remetente: não deverá ser possível ao remetente negar o envio damensagem.
Chave simétrica
Uma única chave criptografa e decriptografa os dados. Ela é relativamente