Criptogamas
“frutificação” não se distingue a olho nu. Embora perdure seu emprego para definir aqueles grupos, ele não é mais utilizado em sistemas de classificação atuais, pois engloba organismos bastante diversos e que não apresentam maiores afinidades filogenéticas. Em outras palavras, o termo não tem nenhum significadotaxonômico. A diversidade de organismos estudados dentro de criptógamas é evidenciada, por exemplo, no sistema de classificação, proposto por Woese, onde figuram em dois dos domínios, eucariontes e eubactérias, ou no sistema de Whittaker, onde figuram em quatro dos cinco reinos.
A CÉLULA DE PROCARIONTES E EUCARIONTES FOTOSSINTETIZANTES
Dentre as várias divisões que são incluídas entre as criptógamas reconhecem-se dois tipos básicos de organização celular: procariótica (Cyanobacteria = algas azuis) e eucariótica (demais divisões). Na maioria das divisões aqui estudadas, esses dois tipos de células possuem parede celular envolvendo o protoplasto (membrana plasmática + citoplasma). Exceções como da Divisão Euglenophyta que não possui parede celular serão estudadas no respectivo capítulo.
ORGANIZAÇÃO PROCARIÓTICA De um ponto de vista estrutural, as células de procariontes caracterizam-se pela ausência de membrana nuclear e de organelas envoltas por membranas no citoplasma. A estrutura básica dessas células será tratada detalhadamente na Divisão Cyanobacteria.
ORGANIZAÇÃO EUCARIÓTICA As células de eucariontes, caracterizam-se pela presença de membranas nucleares e organelas envoltas por membranas