Criptógamas - Algas
1. Introdução 4
2. Objetivos 5
3. Materiais e Reagentes 5
4. Procedimentos 5
5. Resultados 6
7. Questionário sobre a verificação experimental 6
8. Referências 7
1. Introdução Substâncias com semelhanças de comportamento químico são agrupadas em funções. No estudo da Química Orgânica, as substancias podem pertencer ás funções: ácido, base (hidróxido), sal e óxido.
Ácidos Ácidos são compostos que possuem como íon positivo (cátion) o H+, proveniente de sua ionização em água. Podemos classificar os ácidos em hidrácitos e oxiácidos, dependendo da presença ou não de oxigênio na molécula.
Hidrácidos: HCl, HCN, H2S
Oxiácidos: HNO3, H2SO4, H3PO4
No laboratório é possível identificar uma substancia ácida através dos procedimentos:
A: Em função do seu pH (potencial hidrogênio iônico), utilizando o pHmetro ou papel indicador universal. Se o pH for inferior a sete, indica substancia ácida, se for maior que sete a substância é básica.
B: Usando certas substâncias orgânicas, chamadas indicadores químicos. Estas, quando adicionadas á solução problema, indicam sua acidez ou basicidade através da mudança de coloração. Os indicadores mais usados são azul de bromotimol e a fenolftaleína.
Bases
Pertencem à função base ou hidróxido, substâncias que ionizam em presença de água formando o ânion OH- (hidroxila). A representação geral de forma das bases é .. OH.
Podemos classifica-las em função do número de hidroxilas formadas após a ionização em:
- Monobases – possuem 1 hidroxila. Ex: KOH
- Dibases – possuem 2 hidroxilas. Ex: Cu(OH)2
- Tribases – possuem 3 hidroxilas. Ex: Al(OH)3
Sua identificação no laboratório pode ser feita de duas formas: através do pH (maior que sete) e das cores dos indicadores.
2. Objetivos
Identificar as funções ácido e base através de indicadores químicos e do pH.
Descobrir algumas propriedades de ácidos e bases.
Identificar a nomenclatura de