etica pm
As organizações policiais, principalmente as de investidura militar, tiveram uma mudança no seu foco de atuação, em boa medida, é necessário um treinamento eficaz. Por isso o processo de formação é muito importante, pois se concentra em transmitir a informação, desenvolver habilidades, atitudes e conceitos. Em uma política de segurança, preventiva e também repressiva, os policiais são formados para atuarem de forma reativa. Mas nos últimos tempos o foco do trabalho policial, tem sido em uma política baseada na gestão e prevenção, os treinamentos dos policiais tem como objetivo a capacidade de agirem de forma pró-ativa na resolução dos problemas. O processo de formação deve disponibilizar ao policial todos os conhecimentos necessários e importantes para que o desempenho de sua atividade cotidiana seja cumprido com êxito.
Dessa forma para que os policiais militares possam atender cada vez melhor e de forma mais eficaz, o processo de formação deve abranger conhecimentos de ordem jurídica, social, psicológica, e de expertises inerentes à atividade policial. Contudo, a natureza do trabalho é complexa. Compreender o trabalho que o policial realiza, é o primeiro passo, para a análise da eficiência que o programa de treinamento está sendo realmente eficiente e eficaz.
Vivemos em uma sociedade democrática, por isso o trabalho do policial militar é a resolução dos problemas, a autonomia da ação policial, no contexto social, está diretamente relacionado com a instrumentalização conceitual, que o operador de segurança pública possui.
O desafio da profissão não se resume não se resume somente em analisar conteúdos programáticos, discutir cargas horárias, ou metodologias a serem empregadas, mas tangência características e aspectos relacionados à sociedade em que o policial está inserido. A formação deve preparar o policial para interagir com o meio no qual foi recrutado. Ex:
1. O policial pode se referir ao que a policia e designada a fazer;
2.