Exercicio de introdução a biologia das criptogamas
Roteiro Para Estudo I
1. CONCEITO DE CRIPTÓGAMAS. É um termo antigo que engloba todos os organismos exceto as plantas com sementes (fanerógamas), animais e protistas heterotróficos.
2. DIFERENCIE REPRODUÇÃO ASSEXUADA DE SEXUADA. Reprodução assexuada: o novo ser surge a partir de uma ou mais células do indivíduo genitor; leva à produção de indivíduos geneticamente idênticos aos pais. Reprodução sexuada: neste processo os gametas unem-se para formar o zigoto. Possibilita o aparecimento de descendentes diferentes entre si.
3. ESQUEMATIZE OS DIFERENTES CICLOS DE VIDA EXISTENTES NAS CRIPTÓGAMAS.
Ciclo Haplobionte Haplonte
MEIOSE ZIGOTICA ZIGOTO (2n)
ESPOROS (n)
GAMETAS (n) GERMINAÇÃO INDIVÍDUO HAPLOIDE (n) FECUNDAÇÃO
Ciclo Haplobionte Diplonte
INDIVÍDUO DIPLOIDE (2n)
MEIOSE GAMETICA
GAMETAS (n)
FECUNDAÇÃO DESENVOLVIMENTO
ZIGOTO (2n)
Ciclo Diplobionte INDIVIDUO DIPLOIDE (2n) MEIOSE ESPORICA ESPOROS (n)
DESENVOLVIMENTO GERMINAÇÃO INDIVÍDUO HAPLOIDE (n) FECUNDAÇÃO
GAMETAS (n) ZIGOTO (2n)
4. GLOSSÁRIO: A) ANISOGAMIA: a condição de ter gametas móveis desiguais. B) ANTERÍDIO: estrutura que produz gametas masculinos e pode ser uni ou multicelular.
C) ESPORÂNGIO: uma estrutura unicelular ou pluricelular na qual os esporos são produzidos. D) ESPORÓFITO: o que produz esporos. Indivíduo em fase diploide (2n) num ciclo de vida caracterizado pela alternância de gerações. E) ESPOROS: uma célula reprodutiva, usualmente unicelular, capaz de desenvolver-se em um indivíduo adulto sem fundir-se com outra célula. F) GAMETAS: célula reprodutora haploide. G) GAMETÓFITO: em plantas que tem alternância de gerações, a fase haploide (n) produtora de gametas. H) HETEROGAMIA: reprodução envolvendo dois tipos de gametas. I) ISOGAMIA: tipo de reprodução sexuada na qual os gametas são iguais em tamanho. J) OOSFERA: gameta feminino