criminologia
FAMA
ANA AMARAL
JOÃO ALVES
LUCIVAN
SABRINA FEITOSA
SORAIA SANTOS
WELTON LIMA
Escolas Penais.
Cientifica / Moderna
MACAPÁ
2014
ANA AMARAL
JOÃO ALVES
LUCIVAN
SABRINA FEITOSA
SORAIA SANTOS
WELTON LIMA
Escolas Penais.
Cientifica / Moderna
Macapá
2014
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 5
2 CRIMINOLOGIA CIENTÍFICA MODERNA 6
2.1 SIGNIFICADO DE CRIMINOLOGIA CIENTIFICA: 6
2.2 ESCOLA CIENTIFICA 6
3 ESCOLA MODERNA ALEMÃ 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho busca retratar de forma sucinta os primórdios da Escolas Cientifica ou propriamente dita Moderna. Optamos em não sobrecarregar o leitor com especifidades que não incorporarão beneficamente seu conhecimento. Pensamos que, no momento atual, extremamente dinâmico, são utópicos trabalhos gigantescos apregoados a detalhes sem relevância no contexto de formação geral do discente.
Nos inúmeros livros e sítios os quais consultamos, procuramos extrair o que de mais importante cada autor expôs sobre o assunto.
2 CRIMINOLOGIA CIENTÍFICA MODERNA
2.1 SIGNIFICADO DE CRIMINOLOGIA CIENTIFICA:
A criminologia científica é ciência empírica e interdisciplinar, com informação válida e segura, relacionada ao fenômeno delitivo, entendido sob o prisma individual e de problema social, como também formas de preveni-lo. Concebe o crime como fenômeno humano, cultural e complexo.
2.2 ESCOLA CIENTIFICA
A escola científica, em sentido estrito, da nossa disciplina começa no final do século passado com o positivismo criminológico, isto é, com a escola Positiva italiana que foi encabeçada por Lombroso, Garófalo e Ferri. Surge como crítica e alternativa à denominada Criminologia clássica, dando lugar a uma polêmica doutrinária conhecidíssima, que é, em última análise, uma polêmica sobre métodos e paradigmas, do Científico (o método abstrato e dedutivo dos clássicos, baseado no