Criminologia
1. Conceito, métodos, objetos e finalidade da Criminologia.
2. História natural do delito.
3. Fatores condicionantes: biológicos, psicológicos e sociais.
4. Classificação dos delinqüentes.
5. Vitimologia.
6. Prognóstico criminológico.
7. Prevenção ao delito. NOÇÕES DE CRIMINOLOGIA
Conceito, métodos, objetos e finalidade da Criminologia
A origem da palavra Criminologia, hibridismo greco-latino, tem a sua criação atribuída a
Raffaele Garofalo (Itália, 1851-1934), que com ela intitulou sua principal obra. Consta, porém, que tal vocábulo já tinha sido empregado anteriormente na França, por Topinard (1830-1911).
Este vocábulo, a princípio reservado ao estudo do crime, ascendeu à ciência geral da criminalidade, antes denominada Sociologia Criminal ou Antropologia Criminal.
A criminologia é uma ciência social, filiada à Sociologia, e não uma ciência social independente, desorientada. Em relação ao seu objeto — a criminalidade — a criminologia é ciência geral porque cuida dela de um modo geral. Em relação a sua posição, a Criminologia é uma ciência particular, porque, no seio da Sociologia e sob sua égide, trata, particularmente, da criminalidade.
A criminologia é a ciência que estuda:
1 - As causas e as concausas da criminalidade e da periculosidade preparatória da criminalidade;
2 - As manifestações e os efeitos da criminalidade e da periculosidade preparatória da criminalidade e,
3 - A política a opor, assistencialmente, à etiologia da criminalidade e da periculosidade preparatória da criminalidade, suas manifestações e seus efeitos.
Conceito de Criminologia: A Criminologia é um conjunto de conhecimentos que estudam o fenômeno e as causas da criminalidade, a personalidade do delinqüente e sua conduta delituosa e a maneira de ressocializá-lo. É a definição de Sutherland. Ciência que como todas as que abordam algum aspecto da criminalidade deve tratar do delito, do delinqüente e da