gabrielly
Física
Nacionalidade Reino Unido Britânico
Nascimento 20 de Outubro de 1891
Local Cheshire
Morte 24 de Julho de 1974 (82 anos)
Local Cambridge
Atividade
Campo(s) Física
Instituições Universidade Técnica de Berlim, Universidade de Liverpool, Universidade de Cambridge, Projeto Manhattan
Alma mater Universidade de Manchester, Universidade de Cambridge
Orientador(es) Ernest Rutherford, Hans Geiger
Orientado(s) Maurice Goldhaber, Ernest Pollard, Charles Drummond Ellis
Conhecido(a) por Descoberta do nêutron
Prêmio(s) Medalha Hughes (1932), Nobel prize medal.svg Nobel de Física (1935), Medalha Copley (1950), Medalha Faraday (1950), Medalha Franklin (1951), Guthrie Medal and Prize (1967)
James Chadwick (Cheshire, 20 de Outubro de 1891 — Cambridge, 24 de Julho de 1974) foi um físico britânico,1 colaborador de Ernest Rutherford.
Seu principal contributo para a ciência foi a prova da existência do nêutron. Por esta descoberta, foi-lhe atribuído o Nobel de Física em 1935.
Chadwick tornou-se professor de física na Universidade de Liverpool em 1935 e, durante a Segunda Guerra Mundial, integrou o Projeto Manhattan nos Estados Unidos, desenvolvendo as bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki.
Ingressou na Manchester University em 1908 para estudar Física e aí colaborou com Ernest Rutherford no estudo da emissão de raios gama. Em 1913, foi para Universidade Técnica de Berlim, onde trabalhou com o físico alemão Hans Geiger, inventor do contador de radiação com o mesmo nome. Após a guerra, regressou ao Reino Unido e tornou-se professor do Gonville and Caius College, onde retomou as suas investigações no campo da radioactividade. No Laboratório Cavendish, em Cambridge, colaborou com Rutherford (que tinha observado experimentalmente a primeira reacção nuclear em 1919) e com ele produziu a desintegração artificial de diversos elementos, utilizando o bombardeamento com partículas alfa1 .
A principal contribuição de James