Criminologia
Matéria: Criminologia
Professor: Rodrigo Silva
Direito
Ipatinga
Setembro de 2013
Suelem Kísila Alves
Resenha dos filmes: Quase Dois Irmãos, de Lúcia Murat, e 400
Contra 1, A História do Crime Organizado, de Caco Souza.
Trabalho desenvolvido para a matéria de Criminologia, relatando a relação entre 2 filmes e a matéria, sendo avaliado pelo professor Rodrigo Silva, no 1º semestre do curso superior em Direito.
Ipatinga
Setembro de 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
4
FILME – QUASE DOIS IRMÃOS
5
FILME – 400 CONTRA 1
6
CONCLUSÃO
7
INTRODUÇÃO
O trabalho a ser apresentado, mostra a história da formação do crime organizado, um dos mais conhecidos no Brasil, que é o Comando Vermelho.
Dentro desse contexto será apresentado também outros fatores que cercam o crime, fatores esses que são estudados na criminologia.
4
Filme – Quase Dois Irmãos
O filme Quase Dois Irmãos de Lúcia Murat, é uma obra fictícia que relata a formação do crime organizado no Rio de Janeiro. Os personagens principais são dois amigos de infância, que se reencontraram primeiramente na prisão de
Ilha Grande no Rio de Janeiro na década de 70, época auge da Ditadura
Militar, e depois no ano de 2004 para negociarem uma obra social nas favelas.
Na época da Ditadura Militar, os presos que praticavam crimes comuns ficavam na mesma prisão que os presos políticos. Na busca por melhoras no sistema carcerário, todos os presos se uniram para algo de bem comum entre eles.
Essa união veio a fortalecer o crime, pois os presos políticos, na busca de uma organização na prisão, passaram a importância de se criar um bom planejamento. Os presos comuns, percebendo a real importância do planejamento e organização, transferiram-os para a prática de crimes, fazendo surgir o crime organizado, executado na época, pela facção do Comando Vermelho.
O filme mostra que no ano 2004, o personagem que era preso político se tornou um