Criminologia- analise de textos
MAIRA PEREIRA DURÃES
Analise dos textos:
Carta aberta a um jovem criminólogo: teoria, práxis e táticas atuais.
Minimalismo, abolicionismo e eficienticismo: a crise do sistema penal entre a deslegitimação e a expansão.
Penas perdidas: o sistema penal em questão. Jatai
2014
MAIRA PREIRA DURÃES
CRIMINOLOGIA
Analise de textos
Trabalho final, apresentado a Universidade Federal de Goiás, como parte das exigências para a conclusão parcial do 1º período de Direito.
Orientador: Prof.ª Carla Benitez Martins
Jatai
2014
Comparação das Leituras dos textos de Louk Husman, Roberto Lyra Filho e Vera Regina Pereira de Andrade.
Em analise dos textos nota-se que ambos têm como assunto principal o abolicionismo do sistema penal, Vera de Andrade procura expor do que se trata, cruzando abolicionismo e minimalismo e observando de diversas perspectivas. Husman defende o abolicionismo como forma de trazer o homem a sociedade, demonstrando que é fácil a abolição do sistema penal. Roberto Lyra Filho redigiu uma carta pra discutir o trabalho de um jovem criminólogo, apontado três tipos de erro; o tático, o teórico e o técnico, trazendo a inconsistência teórica da Criminologia burguesa e a imprestabilidade dos velhos parâmetros.
Vera tem como objetivo central da abordagem ilustrar um pouco a imensa complexidade em que o tema (Minimalismos, abolicionismos e eficienticismo: a crise do sistema penal entre a deslegitimação e a expansão) está imerso, e os cruzamentos possíveis entre abolicionismo e minimalismo e, ainda, eficientismo penal, questionando alguns lugares comuns ou topois desse debate, como a corriqueira e mal colocada oposição entre minimalismo e abolicionismo. CITATION And06 \l 1046 (ANDRADE, 2006)Hulsman traz uma perspectiva abolicionista, pretende não abolir a pena, mas sim àquela concebida e aplicada pelo sistema penal, ou seja, uma organização estatal investida do poder de produzir um mal em que sejam ouvidas as