Resenha Crítica Criminologia
POR QUE A CRIMINOLOGIA (E QUAL CRIMINOLOGIA) É IMPORTANTE NO ENSINO JURÍDICO?
FLORIANÓPOLIS
2013
RESUMO
Na obra “Por que a criminologia (e qual criminologia) é importante no estudo jurídico?”, a autora Vera Regina Pereira de Andrade pretende chamar a atenção da comunidade jurídica sobre a importância do ensino da disciplina de criminologia nos cursos de ciência jurídica.
Comenta que mesmo existindo verdadeiros mestres no assunto tal disciplina possui pouca importância nos cursos, ficando em um local periférico nas grades curriculares, e o pouco espaço disponibilizado é destinado ao estudo da criminologia positivista, sendo ainda menor o foco para o estudo da criminologia crítica.
RESENHA CRÍTICA
A autora muito bem demonstra em seu texto que a discussão sobre as relações entre o Direito Penal, Criminologia e Política Criminal não vem de hoje, na verdade vem desde a Europa nos finais do século XIX e transição para o XX, entre nomes célebres como Franz Von Liszt, Enrico Ferri, Arturo Rocco.
Com grande presteza demonstra como surgiu a divisão metodológica existente entre essas matérias, ficando, em um primeiro momento, a cargo da Criminologia a função de auxiliar essas outras duas matérias. Função que mudou na metade do século XX, onde surgiu o que chamam de Criminologia da Reação Social, passando esta a fazer o papel de julgadora do Direito Penal, onde se percebe que a criminalidade é socialmente construída, convertendo o sistema penal como um todo em seu objeto.
A Criminologia Crítica, também chamada de Criticismo Criminológico, foi desenvolvido a partir da década de 60 do século XX, na Europa, na América Latina e no Brasil, possui então cerca de 50 anos de estudos sobre como é o funcionamento do Sistema Penal como um todo, em nosso caso, no Sistema Penal Brasileiro, pois este é o foco de estudo da Criminologia de Base Crítica.
Essa nova forma de ver a Criminologia elevou o conceito de tão nobre matéria a partir de