Criminalística
Porque estudar criminalística? Para elucidar o delito constatar como acontece o fato, identificar o criminoso e materializa-lo por meio de laudo pericial.
Pericia na Constituição Federal: o IGP faz parte da policia federal.
Pericia na Constituição do estado: IGP não faz parte da policia
IGP é vinculado à secretaria de segurança pública, ao lado da Brigada Militar, Polícia Civil e SUSEP.
DC (Departamento de Criminalística): compete realizar exames periciais, pesquisas e experiências no campo da Criminalística (informática, engenharia, reconstituições, balística, documentoscopia, impressões latentes, disparo, ambiental e fonética), levantamentos topofotográficos e papiloscópicos nos locais de crime e em sinistros envolvendo patrimônio público.
DML (Departamento Médico-Legal): compete realizar exames periciais, clínicos e radiológicos, pesquisas e experiências no campo da Medicina Legal e da Odontologia Legal e nas necropsias pós-exumação, atuando na capital e em 36 postos no interior do Estado.
DI (Departamento de Identificação): compete processar a identificação civil, criminal, post-mortem e elaborar e expedir as carteiras de identidade.
LP (Laboratório de Perícias): compete realizar exames periciais e laboratoriais, pesquisas e experiências no campo da Química Toxicológica (exames de drogas e venenos), da imunoematologia (exames de sangue) e da Genética Forense (exames de DNA) em Porto Alegre.
Corpo de Delito: corpo de delito como qualquer ente material relacionado a um crime e no qual é possível efetuar um exame pericial. O corpo de delito é o elemento principal de um local de crime, em torno do qual gravitam os vestígios e para o qual convergem as evidências. É o elemento desencadeador da perícia e o motivo e razão última de sua implementação.
Divisão do local do crime:
Imediato: É aquele abrangido pelo corpo de delito e o seu entorno, local em que estão também a maioria dos vestígios materiais. Em geral,