criminalistica
Histórico do I.C
O Instituto de Criminalística (IC), que também é conhecido como a Polícia Técnica, foi criado em 30 de dezembro de 1924, pela Lei nº 2.034, sob a denominação de Delegacia de Técnica Policial. A Delegacia era subordinada ao Gabinete Geral de Investigações e realizava exames periciais. Dois anos depois, ela passou a ser chamada de Laboratório de Polícia Técnica. Em 1929, assume a direção do Laboratório o perito Octávio Eduardo de Brito Alvarenga, um dos maiores nomes da Criminalística no Brasil. Alvarenga aposentou-se em 1955, e hoje empresta seu nome ao Instituto de Criminalística.
Conceito de Criminalística
Constitui-se a Criminalística em um sistema ou disciplina autônoma, ou em uma das mais novas ,Ciências Auxiliares do Direito Penal.
O Atual Instituto de Criminalística Dr. Otávio Eduardo de Brito Alvarenga,tem por atribuição auxiliar a justiça fornecendo provas técnicas sobre locais,objetos,instrumentos,coisas e pessoas,para instrução de processos criminais.
Conceito de Criminologia
A criminologia é uma ciência empírica que se baseia na observação, nos fatos e na prática, mais que em opiniões e argumentos, é interdisciplinar e não só se ocupa do crime, senão também do delinqüente, da vítima e do controle social do delito. Como interdisciplinar, por sua vez é formada por outra série de ciências e disciplinas, tais como a biologia, a psicopatologia, a sociologia, política, etc.
Lei n°7.209,de 11 de julho de 1984 altera o decreto lei n°2.848 de 7/12/1940- Código Penal
Art.6°- Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão,no todo ou em parte,bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
Local de Crime
É todo espaço físico ou área geográfica,interna ou externa,onde ocorreu um evento,com produção de vestígios e Indicíos , que pela sua natureza ou pelas circunstancias que revestem,reclama a presença de Peritos Criminais para seu