Bacia do Rio Paraguai
O rio Paraguai é o principal rio da bacia do Paraguai, que é uma sub-bacia da bacia Platina. Passa por quatro países sendo eles: Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai, percorrendo mais de 2.600 quilômetros. É um rio que apresenta ótimas condições para navegação, já que é um típico rio de planície. O rio Paraguai recebe vários afluentes importantes como o Cuiabá, Negro, Taquari, Miranda e o São Lourenço. Apresenta um hidrograma de enchente muito uniforme, com apenas um pico anual, próximo a Forte Coimbra.
2 OBJETIVO
Pretendemos com este trabalho conhecer as características do rio Paraguai e a bacia onde ele se encontra, ou seja, a bacia do Paraguai. O que significa uma maior compreensão e identificação desta área.
3 RIO PARAGUAI
O rio Paraguai é um rio da América do Sul que banha quatro países. Nasce na Chapada dos Parecis, no estado brasileiro de Mato Grosso, em seu percurso inicial, cerca de 50 km, tem o nome de rio Paraguaisinho, mas logo passa a ser conhecido como rio Paraguai, é um dos mais importantes rios de planície do Brasil, com 2.621km de extensão no sentido norte-sul; destes 1.693 estão em território brasileiro. Sua foz ocorre no rio Paraná, ao norte da cidade argentina de Corrientes.
4 BACIA HIDROGRÁFICA DO PARAGUAI
A bacia do Paraguai é na realidade uma sub-bacia da Prata, que é a segunda maior bacia do Brasil e a quinta maior do mundo.
4.1 Área de Drenagem
A região hidrográfica abrange uma área de drenagem de 1.095.000km², sendo 33% no Brasil e o restante na Bolívia, Paraguai e Argentina. Trata-se, portanto, de uma bacia transfronteiriça. A Região Hidrográfica do Paraguai, ou Bacia do Alto Paraguai (BAP), compreende, no território brasileiro uma área de 362.259km², dos quais 52% correspondem ao Mato Grosso e 48% ao Mato Grosso do Sul.
4.2 Vegetação
Na Região Hidrográfica do Paraguai, observa-se a presença de Cerrado e Pantanal,