Bacias Hidrograficas
A hidrografia é marcante na paisagem brasileira.
O Brasil reúne as maiores bacias hidrográficas do planeta, tendo por tanto abundancia de águas de superfície e subterrânea nas áreas banhadas por essas bacias a rede hidrográfica exerce intensa atividade erosiva, principalmente em áreas elevadas ao relevo.
Os rios brasileiros costumam ser agrupado em 5 bacias hidrográficas principais ( a Amazônica, a do Tocantins- Araguaia a do São Francisco a do Paraná- Paraguai e a do Uruguai.) e três bacias hidrográficas secundarias ( a do norte e nordeste, a do leste e a do sul- deste.) Bacias Secundárias
As bacias secundárias é um conjunto de bacias localizadas nas proximidades do litoral; apresentam rios de pequena extensão, geralmente com poucos afluentes. São consideradas bacias secundárias:
Bacias do Nordeste:É constituída por rios do sertão nordestino, na sua grande maioria temporários, pois secam em determinadas épocas do ano. Os rios dessa bacia são o Acaraú e o Jaguaribe, no Ceará; o Piranhas e o Potenji, no Rio Grande do Norte; o Paraíba, na Paraíba; o Capibaribe, o Una e o Pajeú, em Pernambuco.
Bacias do Leste: Constituída por rios que descem do Planalto Atlântico em direção ao oceano. Destacam-se os rios Jequitinhonha, que corta uma região extremamente pobre do nordeste de Minas Gerais; Doce, que abrange tradicional área de mineração neste estado; e Paraíba do Sul, que atravessa importante região industrial do Brasil e de grande concentração urbana ( São Paulo e Rio de Janeiro ).
Bacias do Sudeste-Sul: É constituída também por rios que correm na direção oeste-leste, ou seja, que vão das serras e planaltos em direção ao oceano. São importantes rios dessa bacia o Ribeira do Iguape ( São Paulo, próximo à fronteira do Paraná ), região mais empobrecida econômica e socialmente do estado; o Itajaí ( principal região industrial de Santa Catarina ) e o Tubarão ( região carbonífera e industrial, também situada em Santa Catarina ). No Rio