CRIMES AMBIENTAIS
Um idoso de 81 anos foi preso no final da manhã deste domingo (20), em Santa Luzia, na Grande BH, por tráfico de animais silvestres e maus-tratos contra animais. José das Neves Dutra foi detido em casa, após uma denúncia anônima. Ele já tem passagem pelos mesmos crimes.
Segundo militares da Companhia de Meio Ambiente, o suspeito trazia aves da Bahia e revendia nas imediações do bairro São Benedito, onde mora. Além dele, oito pessoas foram detidas por terem adquirido do idoso pássaros das espécies trinca-ferro, bico-de-veludo, canário chapinha, curió, azulão e pintassilgo.
Ainda de acordo com os policiais, dez aves foram encontradas na casa de Dutra, uma delas morta. Todos os envolvidos serão encaminhados à delegacia de plantão de Santa Luzia para prestar depoimento.
Este crime se enquadra nos artigos 29 e 30, da lei 9.605: Lei de Crimes Ambientais.
REFERENCIA
Link>http://anda.jusbrasil.com.br/noticias/111969168/nove-sao-presos-por-envolvimento-em-trafico-de-animais-silvestres/> Acessado em 25/08/14.
Mais de cem aves silvestres foram apreendidas no fim de semana
Uma equipe de fiscalização da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), em conjunto com a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), apreendeu no último fim de semana 111 aves silvestres que estavam sendo ilegalmente comercializadas em feiras livres nos municípios de Gravatá e Bezerros, no Agreste de Pernambuco. Foram capturadas 19 espécies de aves, sendo a maioria cravina (21), seguidos por 17 galos de campina, 14 papa-capins e 11 patativas.
O chefe do setor de Fiscalização Florestal da CPRH, Thiago Lima, explica que uma das principais dificuldades encontradas neste tipo de operação é que, com a chegada dos fiscais da CPRH e policiais da Cipoma, as pessoas que estão comercializando os animais fogem do local, abandonando as gaiolas com as aves no chão das feiras, o que dificulta a prisão e aplicação de