copiei
A área de educação matemática engloba uma grande quantidade de pesquisas relacionadas com o processo de ensino e aprendizagem da matemática nos distintos níveis educativos. Isso requer avanços na direção da ampliação das pesquisas que fundamentam teórica e metodologicamente essa área de conhecimento e, especialmente, que se interessam pelo desenvolvimento e refinamento de ferramentas teóricas que contribuam com o avanço das pesquisas que abordam as distintas facetas contempladas pela área de educação matemática.
Nosso interesse geral está centrado em analisar textos de matemática presentes nos livros didáticos, com a finalidade de contribuir com o planejamento e implementação de atividades instrucionais de matemática que contemplem, de maneira consistente e coerente, os distintos significados atribuídos aos objetos matemáticos a serem estudados num processo formal de educação.
Neste estudo, realizamos uma análise dos dois livros didáticos de 6ª série mais indicados para o ensino da matemática nas escolas privadas de Montes Claros. Para isso, aplicamos uma metodologia desenvolvida a partir de algumas ferramentas teóricas do Enfoque onto-semiótico da cognição e a instrução matemática.
A estruturação do presente estudo compreende três capítulos. No capítulo 1 descrevemos a problemática geral da investigação, realizamos uma breve síntese dos antecedentes desse estudo e descrevemos, sinteticamente, o marco teórico e a metodologia aplicada na análise dos livros didáticos. No capítulo 2 desenvolvemos a análise do livro didático A, a partir das quatro etapas propostas na metodologia. A análise do livro didático B está contemplada, de maneira objetiva, no capítulo 3. Já nas conclusões desse estudo sistematizamos os significados institucionais das equações do 1º grau com uma incógnita nos dois livros analisados e ressaltamos a potencialidade da metodologia empregada na análise dos textos matemáticos.