Moeda copiei
Definição: Conjuntos de instituições e órgãos que regulam, fiscalizam e executam as operações relativas à circulação da moeda e do crédito.
Conceitos e Funções da Moeda A moeda é um meio de pagamento legalmente utilizado para realizar transações com bens e serviços. O uso da moeda viabiliza o funcionamento de toda a economia, indicando os bens e serviços a serem produzidos de maneira a satisfazer aos seus desejos de demanda dos vários agentes.
Funções- Como instrumento de troca, promovendo o intercâmbio de certos bens e serviços por outros (não há escambo). Sua divisibilidade, que permite a negociação de partes ou frações dos bens e serviços (permite agilidade nas transações). Como medida de valor (unidade de conta, permitindo inclusive comparações). E também como reserva de valor, permitindo que os agentes econômicos mantenham seus patrimônios para uso posterior. Essa característica, no entanto, é prejudicada em ambiente de inflação.
INFLAÇÃO
* Inflação é um processo pelo qual ocorre aumento generalizado nos preços dos bens e serviços, provocando perda do poder aquisitivo da moeda. Isso faz com que o dinheiro valha cada vez menos, sendo necessária uma quantidade cada vez maior dele para adquirir os mesmos produtos. Assim, os bens e serviços continuam os mesmos, mas o dinheiro em circulação aumenta de volume. Passa-se, então, a exigir maior quantidade de dinheiro pela mesma quantidade de produto. Em outra hipótese, se o Governo gasta mais do que arrecada, e para pagar suas contas emite papel-moeda, provoca inflação, pois está desvalorizando a moeda, uma vez que criou dinheiro novo sem lastro, sem garantia, sem que tenha havido criação de riqueza, de produção. * O processo inflacionário, quando instalado, é de difícil controle. Funciona como um círculo vicioso, obrigando a realização de reajustes periódicos