criativo
Língua Portuguesa e
Literaturas de Língua Portuguesa
Língua Portuguesa e
Literaturas de Língua Portuguesa
INTRODUÇÃO
Como em anos anteriores, a prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa procurou avaliar a relação do candidato com a linguagem em seus diversos aspectos. As questões de Língua Portuguesa enfocaram o trabalho de observação da linguagem, sobretudo no que diz respeito aos processos de significação e às diferentes possibilidades de formulação da escrita. As questões de Literatura, por sua vez, tiveram por objetivo a avaliação da leitura literária, assim como o conhecimento efetivo das obras que constam da lista divulgada previamente.
Nas páginas que se seguem apresentamos as questões, cada uma acompanhada das respostas esperadas e de dois exemplos de resoluções, um com nota abaixo da média e outro com nota acima da média, comentadas pela banca elaboradora. Esperamos que com esse material o candidato possa fazer uma análise da prova que não se restrinja aos seus aspectos superficiais e tenha uma compreensão mais profunda dos critérios de correção em uma prova dissertativa, o que é fundamental para uma boa preparação. Pretendemos também mostrar que a correção, embora pautada em critérios préestabelecidos, procura contemplar maneiras distintas de formular as respostas. A grade proposta pela banca elaboradora, assim, não é definitiva, mas adaptada para incluir respostas que se mostram adequadas aos objetivos propostos pelas questões, apesar de não terem sido inicialmente previstas.
1.
Matte a vontade. Matte Leão.
Este enunciado faz parte de uma propaganda afixada em lugares nos quais se vende o chá Matte
Leão. Observe as construções abaixo, feitas a partir do enunciado em questão:
Matte à vontade.
Mate a vontade.
Mate à vontade.
a) Complete cada uma das construções acima com palavras ou expressões que explicitem as leituras possíveis relacionadas à propaganda.
b) Retome a propaganda e