pedagogia
ALTA IDADE MÉDIA
VITÓRIA
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO
ANA CAROLINA TAVARES
JULIANA SILVA MELLO
KÊNIA RÉBOLI
UYARA VIEIRA NUNES
ALTA IDADE MÉDIA
VITÓRIA
2013
sumário
INTRODUÇÃO
O presente trabalho e sobre Alta Idade Media, de um período da História da Europa que compreende os anos entre 1476 e 1453 e é marcada pelas invasões bárbaras no território do Império Romano a consolidação do sistema econômico feudal. Essa época estende-se até o século XV, no que deu origem a inúmeros reinos. Com as grandes modificações introduzidas com as invasões bárbaras, a população passa a ser composta por uma maioria camponesa, dominada pelos proprietários de terras, vivendo em condições de grande pobreza, sofrendo constantes períodos de fome e ataques dos povos inimigos. Neste período histórico abordamos Reino Franco, Merovíngios, Carolíngios, os Bárbaros o Sistema Feudal a Educação e as Cruzadas.
Reino Franco
O ano de 476 marca o fim do Império Romano do Ocidente. Em seu lugar encontramos a partir de então diversos Reinos Bárbaros. É verdade que esses reinos não surgiram ao mesmo tempo; desde o século 3º diversos povos bárbaros ocuparam partes do território romano. Os reinos formaram-se lentamente e de maneira desigual.
O Reino Franco tornou-se o mais importante e sua trajetória pode ser percebido desde seu início com Clóvis, considerado primeiro rei e iniciador da Dinastia Merovíngia. Sua política foi caracterizada pela unificação das diversas tribos francas, em um processo de centralização. A aliança com a Igreja Católica teve grande importância para o fortalecimento do poder real e para sua politica de conquistas territoriais.
Após a morte de Clóvis o reino foi dividido e passou por um período de crises e disputas internas, período em que o poder real se enfraqueceu - daí a denominação de "reis