Avaliação da Usuabilidade
O acesso à informação de qualidade é importante para que uma organização obtenha sua eficácia. Com o mercado a Internet crescendo, as empresas começaram a desenvolver sistemas de informações. Esses sistemas ajudam as empresas na distribuição e no processamento das informações, se tornando importante dentro da empresa e permitindo uma nova modalidade de negócio e também um importante canal de marketing.
A usabilidade é um sistema que lida com informações, para que os sistemas que o cliente da organização interaja diretamente como no caso do comércio eletrônico.
Requisitos Não-Funcionais de Usabilidade
A usabilidade é a característica que decide se o manejo de um produto é fácil e rapidamente aprendido, dificilmente esquecido, não provoca erros operacionais, apresenta alto grau de satisfação para seus usuários e resolve com eficácia os trabalhos para as quais ele foi projetado.
A usualidade dentro de um sistema orientado possui uma interface que é usada para executar uma tarefa sem chamar nenhuma atenção para si, permitindo que os usuários foquem apenas no seu trabalho.
Os requisitos não funcionais, dizem respeito à categoria do sistema, apresentam as suas facilidades e são diretamente ligados a aspectos da Engenharia de Software. Desconsiderando os fatores de definição de requisitos, ira levar aos seus usuários razões para eles ficarem insatisfeitos.
CONSISTÊNCIA
Consistência é uma importante usabilidade da interface, ela reduz a frustração por procedimentos inesperados e do sistema, podendo generalizar o conhecimento de um aspecto do sistema para outros. Para ser consistente, o sistema necessita de que suas funcionalidades apresentem uma mesma apresentação visual e de comportamento.
FEEDBACK
O feedback é importante em todas as formas de comunicação, pois através disso é feita uma análise crítica do sistema com a finalidade de melhoria continua. Na instalação de