Organização do tratado do atlântico Norte
Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho
Organização do Tratado do Atlântico Norte
Fortaleza – Ceará 2014
Organização do Tratado do Atlântico Norte
Seminário apresentado ao curso de Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho da Universidade Estadual do Ceará, para suprir à exigência de avaliação parcial da disciplina de Contexto Econômico e Mercado de Trabalho, sob a orientação da Profª. Nágyla Drumond – Ms.
Fortaleza – Ceará 2014
SUMÁRIO
1. RESUMO
A OTAN é a sigla para Organização do Tratado do Atlântico Norte é uma organização gerada no contexto de aliança militar baseada no Tratado do Atlântico Norte, integrantes do bloco capitalista, também chamado de Tratado de Washington. Localizada em Bruxelas, na Bélgica, um dos 28 membros
A organização foi criada em 04 de abril de 1949 no contexto da Guerra Fria, com o objetivo de constituir uma frente contrária ao bloco socialista. Os estados do tratado de 1949 estabeleceram um compromisso de cooperação estratégica em tempo de paz e contraíram uma obrigação de auxilio mútuo em caso de ataque a qualquer um dos países membros, e que uma agressão a um ou mais aliados seria considerada uma agressão a todos. Assim a OTAN fez grande esforço para manutenção de uma defesa coletiva e até então, ideológica, pois nunca houve um conflito armado contra o lado soviético.
O mundo ficou dividido entre o bloco dos países capitalistas e o bloco dos países comunistas, diante da divisão existente os Estados Unidos lideraram a criação da organização que reuniria os países europeus.
Algum tempo depois, os países do bloco socialista liderados pela União Soviética reagiram e criaram o Pacto de Varsóvia, com os mesmos preceitos.
O Mundo vivia a bipolaridade bélica e ideológica entre Estados Unidos e URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), os