Simplificar a vida
É muito fácil dizer para outra pessoa: simplifique sua vida. O conceito é maravilhoso, pois todos nós vivemos vidas atribuladas e queremos simplificar as coisas. Se fosse simples assim, ninguém mais teria uma vida complicada, você pode estar pensando. Por isso eu resolvi escrever este post com um passo a passo para você simplificar sua vida de uma vez por todas. Mas fica a dica: depende de você! Não espere milagres, apenas orientação.
1. Liste as áreas de responsabilidade da sua vida
Pegue uma folha de papel e liste todas as suas áreas de responsabilidade. Exemplos de áreas: família, indivíduo, trabalho, docência, hobbies, amizades, religião, esportes, entre outras.
2. Liste seus papéis em tais áreas
Em cada área, você exerce um ou mais papéis. Em família, por exemplo, você pode ser mãe ou pai, filho ou filha, esposo ou esposa, neto ou neta etc. São muitos papéis! Tente listar todos ou, pelo menos, a maioria.
3. Setorize esses papéis e áreas
A gente pode fazer tudo o que quiser, mas não ao mesmo tempo. Examine as duas listas acima e separe-as em listas prioritárias A, B e C.
Na lista A, você coloca tudo aquilo que não dá para você abrir mão. Se tiver um filho, pode ser o papel de mãe ou pai. Se seu sustento depende do seu trabalho, ele também deve estar nessa lista. Se você teve um infarto e agora precisa ter hábitos saudáveis, o que for relacionado a isso também entra aqui. São exemplos. Cada um sabe o que é essencial de verdade na própria vida.
Na lista B, você coloca tudo aquilo que, se cortar, vai fazer sua qualidade de vida cair muito. Não são coisas essenciais, mas fazem parte da sua vida e têm importância, em maior ou menor escala. Pode ser uma segunda atividade remunerada, uma atividade esportiva ou um hobbie preferido que te faz muito bem e você não se imagina vivendo sem.
Na lista C, você coloca todas as outras atividades que sobraram. Geralmente, são compromissos que assumimos por não saber dizer não,