criatividade
PEDAGOGIA – 8º SEMESTRE
Ana Claudia Ferreira Ribeiro
Produção textual interdisciplinar individual
Cacoal
2015
Ana Claudia Ferreira Ribeiro
Produção textual interdisciplinar individual
UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais Ensino de Matemática.
Tutor de sala: Regina célia Ramos de Souza.
Cacoal
2014
INTRODUÇÃO
No âmbito da unidade curricular Psicologia Social aplicada à educação um dos temas abordados é a criatividade. Este é um conceito que coloca algumas questões como o que é a criatividade, se todos somos criativos ou não e se é possível desenvolver a criatividade nos indivíduos.
O tema que nos concedido para trabalhar foi mesmo este, a criatividade. Durante este trabalho tentámos esclarecer afinal o que é a criatividade e quais são as perspectivas de vários teóricos sobre este assunto.
Ao falarmos sobre a criatividade e tendo em conta que estamos no curso de Ciências da Educação, devemos pensar também se a educação está relacionada com a criatividade. Este trabalho aborda essa ligação e demonstramos como é que os professores poderiam desenvolver a criatividade nos alunos e que barreiras a criatividade enfrenta. Na nossa opinião, é necessário que se desenvolva e fomente a criatividade para que haja desenvolvimento social e inovação.
Criatividade
A natureza criativa do homem se elabora no contexto cultural. Todo indivíduo se desenvolve em uma realidade social, em cujas necessidades e valorações culturais se moldam os próprios valores de vida. No indivíduo confrontam-se, por assim dizer, dois pólos de uma mesma relação: a sua criatividade que representa as potencialidades de um ser único, e sua criação que será a realização dessas potencialidades. O que é a criatividade? Como se manifesta? Uma pessoa criativa é-o sempre? Como se pode desenvolver e