criatividade
Faça atividades para aprender a transitar entre vários padrões cerebrais de criatividade por Redação Galileu
De onde vêm as boas ideias? Raramente elas surgem de repente da cabeça de uma só pessoa. São resultados de várias conexões e levam tempo para ficarem prontas. O lado bom é que o ambiente em que vivemos nunca foi tão fértil para isso. Esse assunto é discutido de forma muito interessante na edição de dezembro da Revista Galileu, que já está nas bancas.
Veja abaixo alguns exercícios que podem ajudar a estimular a sua criatividade:
Palavra cruzada
Você vai precisar de um relógio, uma palavra cruzada desafiante que você não tenha feito ainda (pegue uma de jornal, por exemplo), um lápis ou caneta e uma folha em branco. Duração: 30 minutos.
Procedimento:
- Inicie a contagem de 5 minutos no relógio.
- Concentre-se em preencher a palavra cruzada até o relógio apitar o final dos 5 minutos.
- Anote a resposta da primeira palavra na horizontal e a da primeira na vertical (se não as tiver, anote a da segunda).
- Reinicie a contagem de mais 5 minutos. Em uma folha em branco, comece a escrever uma breve história que incorpore as palavras que você anotou. Inclua como personagem da história alguém que esteja sendo pelo FBI ou CIA.
- Quando o tempo terminar, reinicie a contagem para mais cinco minutos e volte à palavra cruzada. Tente se concentrar nela, sem pensar na história que estava escrevendo.
- Reinicie a contagem por mais cinco minutos e volte à história, incorporando a primeira resposta na horizontal e a primeira na vertical (ou a segunda, se você não tiver as primeiras ou se já as tiver usado. Ou passe para as terceiras).
- Alterne entre a palavra cruzada e sua história até completar 30 minutos de exercício.
Este exercício força você a alternar o padrão mental razão (resolver palavras cruzadas) com conexão (fazer relações inesperadas entre respostas de palavras cruzadas e pessoas