Criatividade e Inovação
“Inovação no desenvolvimento de produtos e serviços e/ou processos”
1. Introdução
A empresa escolhida para essa atividade foi a WISEWOOD Soluções Ecológicas S/A, que desenvolveu a tecnologia e produção de madeira plástica para diversos seguimentos de mercado. Essa empresa foi escolhida por ser a primeira empresa a produzir madeira plástica em larga escala no Brasil.
A Wisewood foi fundada em 2007 pelo empresário Rogério Igel, um dos acionistas controladores do grupo Ultra, com o intuito de pesquisar e desenvolver tecnologia que poderia ser utilizada em plásticos recicláveis para substituir a madeira natural, que tem o tempo de uso curto se comparado ao plástico. Porém, somente em 2008 a empresa começou sua produção experimental com a produção de pallets, estacas e dormentes. Os dormentes foram primeiramente enviados ao IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e a diversos Centros Universitários do País, onde receberam aprovação. Em seguida os dormentes de madeira plástica foram enviados às empresas ferroviárias, onde foram incorporados às linhas férreas, sendo monitorados até receberem a carga de 100 milhões de toneladas (um parâmetro internacional de aprovação para o produto).
A madeira plástica pode substituir a madeira natural em qualquer aplicação, hoje a Wisewood tem contrato fechado com a concessionária de ferrovias MRS Logística e seus produtos já estão sendo testados pela Vale e fornece madeira para diversos setores, tais como, dormentes para estrada de ferro, tábuas para assoalho de caminhões e paisagismo, pallets para armazenagem e transporte de produtos, estacas para plantações e jardins, entre outros.
2. Pontos positivos
• Material 100% reciclado e reciclável;
• Não racha;
• Não dá cupim nem mofo;
• Não sofre ação de pragas, insetos nem roedores;
• É resistente a umidade, maresia e ao apodrecimento;
• Não requer nenhum tipo de tratamento especial, pode ser pintada ou pigmentada na