Criatividade e inovação
Existe alguma diferença entre Criatividade e inovação? Segundo Stephen Robbins ”criatividade refere-se à habilidade de combinar ideias de uma forma única ou de fazer associação pouco usual entre ideias. A inovação é o processo de transformar uma ideia criativa em um produto, serviço ou método de operação útil”.
Numa perspectiva bastante abrangente, a criatividade pode ser definida como o processo mental de geração de novas ideias por indivíduos ou grupos. Uma nova ideia pode ser um novo produto, uma nova peça de arte, um novo método ou a solução de um problema. Ser criativo é ter a habilidade de gerar ideias originais e úteis para solucionar os problemas do dia-a-dia. É olhar para as mesmas coisas como todo mundo, mas ver e pensar algo diferente.
Inovação é fazer coisas novas e valiosas, ter a habilidade de aplicar soluções criativas a problemas e oportunidades. É também pegar algo que já existe e deixa-lo melhor ou com a mesma aplicação que funcione melhor. A inovação acontece de várias formas. Pode ser um novo produto ou uma nova embalagem, um avanço tecnológico, a simplificação de um processo de produção, uma forma de atendimento especial ou uma ação de marketing inusitada.
A criatividade e a inovação traduzem-se na exploração bem-sucedida de novas ideias, essenciais para sustentar a competitividade e a geração de riquezas. Um país, uma empresa ou qualquer outra organização que almeje manter-se à frente de seus competidores, precisará de sistemas inovadores e criativos. Em face das organizações empresariais terem o desafio de enfrentar, nos dias de hoje, um dos ambientes mais hostis e competitivos jamais vistos, as atitudes, os valores e as percepções devem mudar para adaptarem-se a nova ordem econômica mundial. Nesse contexto, a Criatividade é a geração de novas ideias; e a Inovação, a materialização dessas ideias.
Eficiência e Eficácia
O entendimento desta sutil, mas importantíssima diferença é que separa o bom profissional do