Contabilidade geral
3.1 - Executar os trabalhos de análise e conciliação de contas,
Executa o trabalho de conciliação de movimentos contábeis de uma determinada conta contábil com movimentos de sistema através de interfaces inteligentes, o que possibilita a reconciliação de qualquer conta contábil.
O tempo de Reconciliação é reduzido, pois reconcilia automaticamente segundo parametrização de regras de conciliação parametrizadas pela contabilidade.
Os relatórios disponibilizados facilitam o gerenciamento das pendências por conta contábil permitindo fácil análise e atendem completamente os requisitos de auditoria.
Os saldos das contas são confrontados por documentos e diversos relatórios dos demais setores que dão suporte aos lançamentos contábeis, bem como são elaboradas planilhas, relatórios e composição dos saldos das contas contábeis, isto é, planilhas auxiliares que comprovem a correção dos saldos existentes na contabilidade.
O gestor tem disponíveis as informações sobre o estado geral da conciliação na empresa.
3.2 - Classificar e contabilizar as despesas, receitas e movimentação financeira.
Toda e qualquer operação realizada (compras, vendas, despesas, receitas, etc..) tem seu reflexo imediato na contabilidade onde são registradas de acordo com a sua natureza e seus respectivos valores, portanto ao classificar uma conta representa um debito ou credito da conta de acordo com a operação realizada, e a partir dessa classificação que nascem os registros no diversos livros (Diário, Razão, Caixa, etc..) que por sua vez dão origem aos balanços de balancetes.
Dessa forma, o classificador contábil deverá se atentar aos elementos básicos de classificação e registro contábil, tais como:
a) Identificação da entidade (empresa, sociedade, etc..) a que se refere o lançamento, principalmente quando seu setor presta serviços internos a mais de uma empresa do grupo;
b) Ter pleno conhecimento do fato a ser registrado;