Crianças em ambientes hospitalares
Portanto, vejamos algumas atividades que podem ser desenvolvidas no ambiente hospitalar:
BIBLIOTERAPIA:
Segundo (SEITZ, 2006, p. 84) “Como atividade de lazer, a leitura proporciona tranquilidade, prazer, reduzindo a ansiedade, o medo, a monotonia, a angústia inerentes à hospitalização e ao processo de doença”.
A prática biblioterapêutica com pacientes internados em clínicas médicas demonstrou ser útil no processo de hospitalização, tornando a hospitalização menos agressiva e dolorosa. Quando o paciente lê, cria um universo independente, como se mergulhasse em um mundo novo de aventuras e fantasias. Essa viagem provoca um desligamento dos problemas, das angústias, do medo e das incertezas, proporcionando um alívio das tensões emocionais, contribuindo para o bem-estar mental do paciente (SEITZ, 2006).
Seria interessante ressaltar, que a atividade de lazer é algo que nos libera do estresse hospitalar, no sentido de que, apenas em lermos um belo livro, nos faz pensar e refletir sobre o assunto, tirando de nossos pensamentos o anseio, a dor, e de não saber o que virá no dia seguinte, pois, só em estarmos em período de convalescença no hospital, já nos tira a certeza do futuro, dependendo da gravidade de cada doença (LEÃO JUNIOR; CARVALHO, 2011).
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/educacao-fisica/artigos/48824/lazer-e-recreacao-em-hospitais-possibilidades-e-acoes#ixzz2kLQiOMjm