Crianças com dificuldade de aprendizagem
A partir da leitura do texto podemos observar várias conclusões das autoras com relacionamento aos aspectos do ambiente familiar e suas influências sobre a aprendizagem escolar.
1-O ambiente familiar sofre influências de diferentes variáveis,advindas de contextos com os quais pais e filhos interagem,variáveis sobre os pais parece associada a alterações em suas práticas educativas e,consequentemente,ao seu envolvimento dos filhos.Entre as variáveis que parecem interferir diretamente nas práticas educativas temos:dificuldades econômicas,conjugais,psicopatologias parentais,estressores do dia-dia,entre outras.Estas variáveis ,que agem como pressões na vida de diferentes maneiras em cada fase do desenvolvimento dos filhos.
2-As dificuldades de relacionamento entre pais e filhos a busca de companheiros que nem sempre são adequados.Existe ainda a tendência dos filhos, a repetir com os pares relacionamentos que aprendem com os pais,passando muitas vezes a serem discriminados.
Acresce que, com o passar dos anos de escolaridade dos filhos,os pais passam a monitorá-los menos,isso prejudica o rendimento escolar dos filhos.
3- Um estudo de seguimento ,realizado em nosso meio , indicou que uma em cada cinco criança referidas para atendimento psicológico em virtude de baixo rendimento escolar apresentou problemas sério de adaptação na adolecência, como envolvimento com drogas, incidentes criminais e conflitos intensos nos relacionamentos.
4- A dificuldade de relacionamento é uma variável que aumenta a vulnerabilidade do adolescente com problema na aprendizagem, dada a importância dos relacionamentos com os pares nessa fase de desenvolvimento. Por outro lado, a família e as relações parentais também afetam a vida dos adolescentes,pois os sentimentos de apego, nessa fase, devem estar seguros para promover a competência social com os pares, ajustamento emocional, auto-estima e menor dependência do suporte