CRIANÇA COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
Professora Tutora: Marcela Antunes Pereira
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Licenciatura em Ciências Biológicas (BID 0224)
29/11/2013
RESUMO
Trabalho de campo são um recurso educacional de grande valor para o ensino de Ciências, a exemplo de muitas outras áreas do conhecimento. Diversas pesquisas tem revelado o interesse e a importância desse recurso, ao mesmo tempo em que iluminam distintas faces de sua aplicação prática efetiva. Buscando avaliar o potencial do recurso “ trabalho de campo’’ e pesquisar de que maneira ele tem sido explorado pelos professores de Ciências. Vimos realizando pesquisa específica, na qual se pretende levantar informações sobre a frequência com que são realizados trabalhos de campo nas escolas de ensino fundamental e médio dos municípios e quais são os procedimentos adotados pelos docentes na realização das atividades de campo com seus alunos. O objetivo desse artigo e investigar a realização ou não de trabalho de campo em ciências, em estabelecimento de ensino público e particular dos município.
O tema do artigo decorre da grande importância que a realização de atividades de campo proporciona no processo de construção do conhecimento, premissa apoiada tanto por diversas publicações. Palavra-chave: Ciências; Alunos; Trabalho de Campo.
1 INTRODUÇÃO
Levou-se em conta, na escolha do tema, outro aspecto essencial, relacionado á investigação sobre mudanças que ocorrem moderadamente na sociedade, cujo grau de interferência sobre ações realizadas em sala de aula é ainda mal conhecido. Sabe-se que as transformações acontecem de forma rápida e intensa e o professor pode aproveitar-se desse ambiente dinâmico para utilizar metodologias e práticas capazes de criar um ambiente mais descontraído, e ao mesmo tempo comprometido em alcançar os objetivos propostos pela grade curricular. Além desses pontos, destacamos que a disciplina de ciências propõe hoje não apenas a estudar