Crianças abandonadas no brasil
SERVIÇO SOCIAL
LUCIANE alessandra dos santos morais
Crianças abandonadas no brasil: um problema social ou político
Trabalho interdisciplinar Individual
Cidade Ocidental - GO
2012/2
LUCIANE alessandra dos santos morais
Crianças Abandonadas no Brasil: Um problema social ou Político?
Trabalho interdisciplinar Individual
Trabalho Interdisciplinar Individual da Universidade do Norte do Paraná- UNOPAR.
Professor: Lisnéia Rampazzo, Sérgio de Goes Barboza, Adarly Rosana, Márcia Bastos.
Tutor de sala: Cláudia Castro
Cidade Ocidental-GO
2012/2
Cidade Ocidental GO
SUMÁRIO
1 Introdução
2 Desenvolvimento
3 Considerações Finais
4 Referências
Introdução
Neste trabalho demonstraremos como a infância se desenvolveu no Brasil antes do Estatuto da Criança e do Adolescente.Veremos o contexto histórico em que se desenvolveram as políticas e os fatores que influenciaram nos avanços conquistados para a proteção à infância.
Será realizada uma abordagem acerca da temática mostrando avanços e retrocessos e em que aspectos da Lei realmente são eficazes na questão do abandono.
Faremos uma análise sobre o antigo Código de Menores e como esse documento tratava Crianças e Adolescentes.Em seguida, faremos também um comparativo com o atual Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
E analisaremos as Crianças como atores sociais e como sujeitos de seus processos de socialização produtoras das diferenças e da pluralidade no Brasil.
Desenvolvimento
Na história do Brasil há poucos registros sobre abandono de crianças. Mas, o abandono existe desde o século XVIII, pois muitas mães e famílias não tinham condições de criar seus filhos e acabaram abandonando-os nas ruas, pois o fator principal eram as condições financeiras, a miséria. Mas outros fatores que levavam ao abandono era o fato das moças não serem aceitas pela sociedade como mães solteiras, pois era uma sociedade na qual os