CRIANÇA E ADOLESCENTE: um olhar Gestáltico
FACULDADE DE PSICOLOGIA
CRIANÇA E ADOLESCENTE: um olhar Gestáltico
KATYA APARECIDA NUNES
RIO VERDE
2012
CRIANÇA E ADOLESCENTE: um olhar Gestáltico
Katya Ap. Nunes
Resumo
A Gestalt-Terapia é uma abordagem humanista com uma visão holística de homem e mundo, que prioriza a relação e valoriza a influência mútua entre o indivíduo e ambiente. O objetivo deste trabalho foi contribuir de forma peculiar nos aspectos perceptivos sobre a criança e o adolescente em torno de seu desenvolvimento e adoecimento. Sob a perspectiva gestáltica o desenvolvimento humano é visto como um percurso construído a partir de momentos próprios e sucessivos que são em si acabados e maduros no aqui e agora. A abordagem gestáltica possui uma base teórica bem instrumentalizada que possibilita o Gestalt-terapeuta compreender e tratar os bloqueios e distúrbios emocionais em todas as idades do indivíduo, visando o despertar da consciência de seus sentidos, de seu corpo, e os aspectos de sua identidade, de forma que possam agir e interagir coerentemente com suas necessidades afetivas, cognitivas e sociais.
Introdução
A Gestalt-terapia traz uma contribuição especial nos aspectos perceptivos sobre a criança e o adolescente em torno de seu desenvolvimento e adoecimento. Nosso objetivo é, portanto, caracterizar essas duas fases do desenvolvimento humano que para a Gestalt- terapia é único e contínuo. Assim, em um primeiro momento, fizemos uma conceituação da visão gestáltica acerca da infância e adolescência, buscando contextualizar o tema que desenvolveremos ao longo de todo o texto.
Para a Gestalt-terapia, o ser humano é visto em um desenvolvimento contínuo, em uma constante formação, de modo que nem os idosos estão estagnados. Segundo Soares (2005), não existe uma evolução máxima, mas sim, uma completude de cada momento da experiência vivida, pois desenvolvimento não é alcançar o topo