Dificuldades de Aprendizagem
Silvana Aparecida de Lucca,
Márcia Sandeville Mancine e Betânia Alves Veiga Dell’Agli
O presente trabalho 1 abordou a prática da avaliação neuropsicológica em criança com queixa de dificuldade de aprendizagem (DA). A neuropsicologia estuda as relações e inter-relações das funções cerebrais e do comportamento, e a avaliação da criança com DA é fundamental para documentar o grau desta evolução, obter dados que possibilitem desenvolver técnicas de intervenção, além de promover e aprofundar o conhecimento do funcionamento cerebral, permitindo avaliar como se desenvolvem os processos psicológicos, lingüísticos e perceptuais, e a interdependência dos mesmos. Este trabalho pretendeu contribuir para a compreensão das DA e do sentimento de fracasso e suas conseqüências, nas áreas acadêmicas e socioemocionais da criança. Participou deste trabalho, uma criança, do sexo masculino com queixa de dificuldade de aprendizagem, aluno da 4ª série do ensino fundamental, de uma escola da rede municipal de ensino de
São João da Boa Vista, estado de São Paulo. Em vista dos resultados obtidos, pode-se perceber o valor da avaliação neuropsicológica para um diagnóstico mais específico das funções psicológicas superiores, podendo-se dar maior ênfase em medidas para o aprimoramento das habilidades consideradas deficitárias. A prática da avaliação neuropsicológica também revelou a multicausalidade do fracasso escolar, em concordância com autores da área.
Autores
Silvana Aparecida De Lucca é Psicóloga, graduada pelo UNIFAE, Estagiária nos Ambulatórios de Neurologia Infantil e de Distúrbio de Comportamento e Aprendizagem do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.
E-mail:
silvana.lucca@gmail.com
Márcia Sandeville Mancine é Psicóloga, graduada pelo UNIFAE
E-mail:
msandeville@hotmail.com
Palavras-chave
Dificuldades de Aprendizagem, Fracasso Escolar, Avaliação
Neuropsicológica.