As funções de contato na clínica gestáltica com crianças
Rafaela Ferreira do Carmo
Resumo: A criança necessita aprender a expressar o que sente e deseja, e a via dos sentidos torna-se uma forma de manifestação fundamental a ser utilizada na clinica Gestáltica. Assim sendo, este artigo buscou demonstrar sete das funções de contato e a utilização dos mesmos como possíveis formas de se trabalhar com crianças em processo de psicoterapia com enfoque Gestáltico. Conclui-se que estas funções possibilitem que a criança entre em contato com sensações e emoções antes bloqueadas ou distorcidas e possibilitar assim uma compreensão diagnostica.
Palavras-chave: Criança. Funções de contato. Gestalt-terapia.
Abstract: The child needs to learn to express her feelings and desires through the senses and becomes a manifestation of the essential to be used in clinical Gestalt. Therefore, this article sought to show seven of the contact functions and their use as possible ways of working with children in the process of Gestalt approach to psychotherapy. We conclude that these functions allow the child contact with sensations and emotions before blocked or distorted and thus enable an understanding of diagnoses.
Keywords: Child. Contact functions. Gestalt Therapy.
Introdução
As funções de contato têm uma importância fundamental, para o desenvolvimento do trabalho com crianças, partindo do principio que estas funções ocorrem através de nossos sentidos: visão, paladar, audição, tato, olfato, linguagem e movimento corporal (POLSTER & POLSTER, 2001). Levando em consideração que o trabalho com criança se desenvolve principalmente nas esferas sensórias e lúdicas, estas funções, configuram-se como um dos caminhos de acesso ao mundo da criança.
Artigo elaborado como requisito de obtenção de nota referente ao 1º NI de estágio supervisionado em Psicologia Clínica – Gestalt-terapia, ministrada pela Profª Wanderléa Bandeira. Aluna do nono semestre do curso de Graduação de Psicologia da