Criança em idade escolar
CRIANÇA EM IDADE ESCOLAR
(6 – 12 ANOS)
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.................................................................................04 2. DESENVOLVIMENTO......................................................................05 * A criança em idade escolar....................................................05 * Aspectos histórico – culturais.................................................06 3. CONCLUSÃO...................................................................................08 4. REFERÊNCIAS................................................................................09
INTRODUÇÃO
Segundo Erik H. Erikson, cada estágio ou idade é atravessado por uma crise psicossocial entre uma vertente positiva e uma negativa. A forma como cada pessoa irá resolver cada crise nuclear, ao longo dos diferentes estágios, irá influenciar a capacidade para resolver, na vida, os conflitos. O indivíduo desenvolve-se através de experiências ligadas às modalidades de resolução de crises.
Os anos intermédios da infância, desde os seis aos doze anos, são frequentemente designados por anos escolares, porque a escola constitui a experiência central nesta fase da vida. Nesta fase a escola é um ponto fulcral para o desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial da criança.
As crianças desenvolvem competências em todos os domínios: Tornam-se mais altas, mais pesadas, mais fortes e adquirem as competências motoras necessárias para participarem em jogos organizados e desportos. Esta idade cobre os progressos mais importantes no pensamento lógico e criativo, no julgamento moral, memória e capacidade de ler e de escrever.
Mas não é unicamente porque as crianças começam a frequentar a escola que as mudanças têm lugar durante esses anos. Evidentemente, as crianças nesta idade adquirem capacidades que não tinham antes, que lhes permitem