Criando organizações eficazes: estruturas em cinco configurações
Resenha do O livro Criando Organizações eficazes: estruturas em cinco configurações , de Henry Mintzberg, no Capítulo 09 - Burocracia Mecanizada
Criando Organizações eficazes - Mintzberg, Henry. Criando Organizações eficazes: estruturas em cinco configurações. São Paulo. Atlas , 1995, 1ª ed.
Estrutura Básica
A estrutura básica tem configurações básicas que são constantemente encontrado na pesquisa: tarefas operacionais rotineiras e altamente especializadas; procedimentos muitos formalizados no núcleo operacional; proliferação de normas, regulamentos e comunicação formalizada em todo a organização; grandes unidades no nível operacional; confiança na base funcional para agrupamento das tarefas; poder de tomada de decisão relativamente centralizado; e estrutura administrativa elaborada com nítida distinção entre linha e assessoria.
Núcleo Operacional
As tarefas operacionais são simples e repetitivas, e quase sempre exigem poucas habilidades e pouco treinamento, o núcleo operacional dessa maneira passa a ter uma clara divisão dos trabalhos no nível operacional, a ênfase na padronização dos processos de trabalho por meio de coordenação, a formalização de comportamento emerge como o principal parâmetro de design. A utilização da supervisão direta pelos gerentes de primeira linha é limitada pelo fato de padronização lidar com a maioria das atividades de coordenação, assim, as unidades de maior porte podem ser desenhadas no núcleo operacional.
Componente Administrativo
A regularização rigorosa do trabalho operacional, requer que a estrutura administrativa seja altamente elaborada. Primeiro, é a linha intermediária, amplamente desenvolvida, especialmente bem acima do núcleo operacional, e é nitidamente diferenciada em unidades funcionais. Os gerentes dessa linha intermediários têm três tarefas principais.Uma é lidar com os distúrbios que surgem entre os trabalhadores altamente especializados do núcleo operacional.
Uma segunda