criando organiza oes eficazes 1
Notas do aluno
CAPÍTULO 1 – FUNDAMENTOS DO DESIGN ORGANIZACIONAL
Este capítulo foi bastante interessante ao exemplificar vários conceitos vistos em sala de aula durante a aula.O livro começa contando de uma empresa que passou do artesanal(conhecimento tácito) para produção em série( conhecimento elaborado), ou seja, dois dos primeiros conceitos estudados em sala. Uma senhora que fabricava vasos cerâmicos no porão de sua casa. No início, ela própria executava todas elas. No entanto, os pedidos foram aumentando e a necessidade de contratação de outro funcionário, ocorrendo então a primeira divisão das tarefas. Os pedidos continuaram aumentando e a necessidade de ampliação fez com que se contratasse outros profissionais. Com maior número de funcionários a empresa começou a sentir a necessidade de coordenação. Começam a surgir então, importantes conceitos de organização vistos durante nossas aulas.
Refere que há várias maneiras de dividir tarefas e diferentes maneiras de coordená-las, que devem ser cuidadosamente selecionados.
O livro afirma que todos os fatores situacionais são, frequentemente, “escolhidos”, não menos que são os elementos da própria estrutura. Podemos então notar que tanto os parâmetros do design, quanto os fatores situacionais devem ser agrupados para criar configurações. Estas configurações explicam a maioria das tendências que levam as organizações eficazes à estruturar se por si mesmas. O design de uma organização eficaz parece envolver a consideração de apenas algumas configurações básicas.
São abordadas cinco configurações que são chamados “cincos”. O mecanismo de coordenação dos “cincos” parece explicar as maneiras fundamentais pelas quais as organizações coordenam seu trabalho: ajuste mútuo; supervisão direta; padronização dos processos de trabalho; padronização dos resultados do trabalho; padronização das habilidades dos trabalhadores.
Estes devem ser considerados os elementos mais básicos da estrutura, que