Estruturas organizacionais
As maiores desvantagens dessa configuração é não ser um tipo deconfiguração para executar tarefas comuns e corriqueiras e muitas vezes executartransições inapropriadas para outras configurações.3. Desenvolvimento PráticoO grupo fez três visitas na empresa:
no dia 13/03 apenas para primeiro contato;
no dia 13/04 foram coletados dados da organização
no dia 04/08 obtivemos o esboço do organograma.3.1. Estrutura da OrganizaçãoApós análise do organograma da empresa e respondendo a algumas questõespropostas no livro Criando Organizações Eficazes de Mintzberg, o grupo acordou que aorganização, por ser uma organização muito jovem e em franca expansão, está em fasefinal de uma evolução estrutural, passando de Estrutura Simples para BurocraciaMecanizada, possuindo ainda algumas características de Estrutura Simples, tais comoassessoria de apoio pequena, fluxo de autoridade a partir da cúpula estratégica, fluxode comunicação informal, não existem constelações de trabalho, fluxo de tomada dedecisão de cima para baixo e poder centralizado na cúpula estratégica.Um detalhe dessa organização é que ela faz parte de um grupo que possui umaconfiguração de Forma Divisionada, não sendo incluso nesse trabalho, e possui doispólos em municípios diferentes que fazem parte da mesma estrutura organizacionalapresentada a cima.
12
3.2. Organograma da Organização3.3. Sugestão para uma nova configuração estruturalCom a expansão dos pólos de Nova Andradina e Dourados, acordamos que amelhor sugestão de configuração para a organização é a Forma Divisionada, apesar deser apenas uma questão de tempo para isso se tornar realidade, e até mesmo essespólos se tornarem unidades dentro do grupo.A Forma divisionada pode ser usada até mesmo a organização, mantendo ospólos e dividindo a estrutura por serviços, ou por clientes, já que os contratos comempresas de Distribuição de Energia e Telecomunicações são grande e os serviçosdiferenciados.Facilitando a coordenação e a distribuição