Gestão de processos
Gonçalves; José Ernesto Lima. As empresas são grandes coleções de processos. São Paulo, v 40, n.1, p.6-19, 2010.
Um processo empresarial não existe sem um produto ou serviço a ser oferecido por uma empresa, pode se dizer que processo é a transformação de determinado serviço ou produto através de um fluxo coerente em busca de um resultado. É interessante organizar os processos por etapas: entrada, saída e processo. Os processos facilitam a comunicação entre os departamentos, eles refletem como a empresa funciona. São os processos que produzem o serviço ou produto que será entregue ao cliente. Separar os processos de bens ou serviços é uma forma interessante. Há três categorias de processos empresarias: os processos de negócio, os processos organizacionais e os processos gerenciais. Os processos de negócio também podem ser chamados de processos de clientes, são aqueles que atuam na caracterização da empresa e resulta no bem ou serviço recebido pelo cliente. É um processo que diferencia de empresa para empresa, uma constituição de processos de negócio mal projetada pode pôr em ameaça a eficiência e a eficácia da organização através dos produtos e serviços gerados e concedidos.
Já os processos organizacionais conhecidos também como de integração organizacional possibilitam o funcionamento sistematizando o funcionamento dos diversos subsistemas da empresa, são processos de informação e decisão. É um processo de apoio e não gera valor direto ao cliente.
E os processos gerenciais são voltados para os gerentes, a adaptação do desempenho da organização e ações de medições. São usados para planejar, executar, verificar e agir. O processo gerencial assegura que os outros atinjam suas metas, é um processo necessário para garantir que a organização opere de maneira eficaz e eficiente.
Os processos organizacionais e gerencias são processos de decisão e informação, eles podem ser horizontais ou verticais. Os processos