CRI-DU-CHAT
CURSO DE ENFERMAGEM
MICHAEL BRAGA LOPES (BARBARA BRAGA)
MÁRCIA CRISTINA CAVALCANTE CORREA
PAULO RANGEL VIEIRA BRAGA
QUEDMA DE S. VIEIRA
LUCELIA OLIVEIRA
SÍNDROME CRI-DU-CHAT
(SÍNDROME DO MIADO DO GATO)
MANAUS
2013
BARBÁRA BRAGA
MÁRCIA CRISTINA CAVALCANTE CORREA
PAULO RANGEL VIEIRA BRAGA
QUEDMA DE S. VIEIRA
LUCELIA OLIVEIRA
SÍNDROME CRI-DU-CHAT
(SÍNDROME DO MIADO DO GATO)
MANAUS
2013
RESUMO
Este trabalho tem como principal objetivo, reunir, analisar e interpretar informações sobre uma doença ocasionada por uma anomalia cromossomica chamada Síndrome de Cri Du Chat ou Síndrome do Miado do Gato.
INTRODUÇÃO
Este trabalho relata sobre uma anomalia cromossômica, causada pela perda de material genético do braço curto do cromossomo 5, denominada “Síndrome de Cri Du Chat” ou “Síndrome do Miado do Gato”.
O nome desta síndrome veio com o característico choro dos recém-nascidos que muito faz lembrar o choro de um gatinho. Foi descoberta por Jerôme Lejeune, um geneticista francês, em 1963.
No decorrer da Apresentação deste trabalho iremos nos aprofundar mais especificamente nos principais assuntos que dizem respeito a esta síndrome, podendo assim de maneira mais ampla passar o conhecimento adquirido no decorrer do estudo para elaboração deste trabalho.
Referências obtidas de “htp: //WWW.emeddicine.com/ped/topic504.htm/no medicine
Síndrome Cri-Du-Chat (Síndrome do Miado de Gato)
A Síndrome Cri-Du-Chat foi originalmente descrita em 1963 pelo Dr. Lejeune na França. Esta Síndrome recebe esse nome pelo fato de seus portadores possuírem um choro semelhante ao miado agudo de um gato.
Esta síndrome é uma anomalia cromossômica, causada pela deleção parcial (quebra) do braço curto do cromossomo 5, apresentando um cariótipo 46, XX, 5p- e 46, XY, 5p-. Por isso é também chamada de síndrome 5 p - (menos).