aaaaa
"Nos últimos anos, nosso país tem experimentado uma série de mudanças, acompanhado de crescimento em diversas áreas. E isso tem, como consequência, um aumento da demanda por engenheiros, de modo geral", O mercado está tão aquecido no Brasil que o país já importa profissionais devido à escassez de mão de obra qualificada.
Três ótimas áreas atualmente são: energia e meio ambiente, biociências e materiais. Na primeira, o profissional pode desenvolver sistemas de armazenamento e distribuição de energia, com o uso de sistemas nucleares, geotérmicos, solares, eólicos, energia oceânica, além de combustíveis fósseis. Em biociências, assessora hospitais, clínicas e laboratórios no desenvolvimento de projetos de biomecânica, ergonomia, reabilitação e mecânica nos esportes. Na área de materiais, há grande demanda para execução de projetos de biomateriais, materiais metálicos, conjugados, poliméricos, cerâmicos, mecanismos de fratura e corrosão, com aplicação, principalmente, nos setores industriais, produtivos de metal-mecânica, químico, naval, automotivo, eletrônico, construção civil e instrumentação. O profissional é requisitado e encontra trabalho em todas as regiões do país, com destaque para o Sudeste e o Nordeste.
Área de Atuação
O Engenheiro Mecânico poderá realizar tarefas de supervisão, elaboração e coordenação técnica de projetos de sistemas térmicos, mecânicos, hidráulicos e pneumáticos, construção de máquinas e motores, execução e fiscalização de instalações eletromecânicas, termodinâmicas, projetos para geração e conservação de energia, estudos de viabilidade econômica, assessoria e consultoria, vistorias, laudos, perícias e análise de materiais para construção mecânica, além de dedicar-se ao ensino e à pesquisa.
No atual cenário de desenvolvimento científico e tecnológico, a atuação do Engenheiro Mecânico se relaciona cada vez mais ao desenvolvimento de pesquisas em grandes empresas, ou seja, elabora análises, realiza