trab pesquisa
O conceito de Giro de Estoques
Segundo FOGARTY e BLACKSTONE JR, (1991), o Giro de Estoque é definido como a relação entre o Custo das Mercadorias Vendidas (comércio) ou Custo dos Produtos Vendidos (indústria) com o saldo de Estoque. De forma a minimizar erros de volatilidade de estoques, recomenda-se utilizar os valores médios de Estoque.
Ainda para os mesmos autores, o Giro de Estoque representa o número de vezes em que o estoque é renovado durante um determinado período. A palavra renovar significa quantas vezes em média o estoque volta ao valor do investimento a que se deseja, durante aquele período.
Para conhecer o número de dias em que o estoque permanece parado durante um determinado intervalo de tempo basta dividir o número de dias do período em estudo, por exemplo, se for ano, adota-se 360 dias, pelo Giro de Estoque. Este quociente representa o número de dias, em média, que a empresa pode vender sem renovar seu estoque. É, também, conhecido como o Prazo Médiode Estocagem (PME). O PME é o número de dias que decorre, em média, entre a compra e a venda das mercadorias ou produtos. Estipula-se que quanto maior o giro maior será a eficiência da empresa, pois está constantemente vendendo suas mercadorias, transformando-as em lucro. Inclusive, com isso, há menor possibilidade de estocar itens obsoletos e perecíveis.
Teoria das Restrições – TOC
Em uma situação na qual existe uma restrição na linha de produção da empresa, isto é, a produção tem um recurso que é o gargalo de todo o processo, se faz necessário decidir quais produtos são mais interessantes para a empresa, pois a empresa ou não tem capacidade de entregar todos os produtos nas quantidades desejadas pelo mercado, ou tem capacidade ociosa consumindo recursos desnecessariamente. O sistema demonstra automaticamente os recursos ou atividades nos pontos de gargalo dos processos, e