CRFB/88
Textos: 1) Voto da Ministra Ellen Gracie sobre o aborto de fetos anencéfalos; 2) Petição Amicus Curiae de Luis Roberto Barroso.
I. Primeiramente, observe, parágrafo por parágrafo, para verificar o uso de termos. Consulte o dicionário (língua portuguesa e/ou jurídico) para esclarecer dúvidas quanto à acepção escolhida pelo autor; faça uma breve pesquisa na internet sobre o autor do texto, sua área de atuação e titulação; investigue eventuais fatos históricos ou acontecimentos mencionados pelo autor e seu histórico; destaque o tema central abordado no texto – deve-se responder às seguintes perguntas: (a) do que trata o texto? (b) o que está sendo afirmado? Apresente, em linhas gerais, a posição do autor (a favor ou contra) em relação ao tema do texto. Familiarize-se, nesta etapa, com o repertório conceitual do autor.
II. Deve-se responder às seguintes perguntas: (a) Em quantas partes o texto está dividido? Que critérios foram utilizados para essa divisão? Alguns textos já estão divididos pelo próprio autor, outros não. (b) Justifique a escolha do número de partes que foram encontradas. (c) enumere os argumentos apresentados nos textos separando os argumentos centrais e subargumentos. Após destacá-los numere-os à margem do próprio texto. Em muitos textos os argumentos não são numerados, mas são apresentados numa ordem lógica discursivamente (“Em primeiro lugar.../ Por outro lado...)
III. Defina com clareza, numa proposição, o argumento apresentado pelo autor em cada parte do texto. Procure organizá-los como se fosse uma estrutura arborizante (tronco – argumento central/ galhos – subargumentos). Identifique o lugar das ideias apresentadas pelo autor nos argumentos e subargumentos selecionados. Releia com atenção diferenciada as partes que contém as ideias centrais e estruturantes de cada argumento defendido no texto. Reconstrua o texto a partir de uma representação gráfica dos argumentos. (Exemplo: 1. Tema, 2. Tese central,