O poder da midia
I) INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------ PÁG. 03
II) DESENVOLVIMENTO -------------------------------------------------------- PÁG. 04
III) CONCLUSÃO ------------------------------------------------------------------- PÁG. 06
IV) BIBLIOGRAFIA ----------------------------------------------------------------- PÁG. 07
V) REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ------------------------------------------- PÁG. 07
I) INTRODUÇÃO
Para desenvolver um debate coeso sobre o tema proposto é preciso retomar a história da sociedade, mais precisamente desde a Idade Média até os tempos mais remotos. O debate desta resenha inicia-se na criação da mídia impressa, suas transformações e mudanças de abordagens ao longo da História, até os dias atuais e a forte influência que exerce nas relações com a sociedade e o Estado Moderno.
Na sociedade contemporânea há uma relação conturbada entre o Direito e a mídia. De um lado o Direito pré-determina comportamentos humanos, e de outro, a mídia influencia de maneira assídua tais comportamentos. O “Quarto Poder” mantém uma forte relação de poder com o público influenciando-o com notícias e demais publicações e também com os poderes do Estado Democrático – Executivo, Legislativo e Judiciário.
A liberdade de imprensa e o espetáculo midiático, a ética profissional do comunicador, o papel da mídia nos países capitalistas e comunistas, o valor da notícia. Há limites? Quais são eles? É possível uma relação produtiva entre Direito e a mídia? São respostas muito complexas, muitas vezes temas de grandes discussões e teses. Vale o debate da boa e adequada educação acadêmica que o comunicador deve receber antes de assinar uma publicação ou notícia.
II) DESENVOLVIMENTO
A