Mídia e poder
FRANCISCO JOHN RODRIGUES COELHO
MÍDIA, MUNDIALIZAÇÃO, CULTURA E PODER.
Fortaleza-CE
2012
FRANCISCO JOHN RODRIGUES COELHO
MÍDIA, MUNDIALIZAÇÃO, CULTURA E PODER.
Artigo apresentado ao curso de Administração de Empresas da UECE - Universidade Estadual do Ceará, como requisito de avaliação da disciplina de Português Instrumental.
Orientadora: Professora Aparecida
Fortaleza-CE
2012
MÍDIA, MUNDIALIZAÇÃO, CULTURA E PODER.
Francisco John Rodrigues Coelho
Acadêmico do Curso de Administração de Empresa da Universidade Estadual do Ceará.
RESUMO: Por meio de extração e análise das ações de Marketing, dos estudos de CASHMORE, da reflexão de Carlos Drummond de Andrade em seu poema Eu, Etiqueta e o filme The Truman Show, este trabalho tem como objetivo buscar perceber o poder alienatário que os meios de comunicação em massa têm para com a sociedade.
PALAVRAS-CHAVE: televisão, alienação, marketing.
Os chamados veículos de comunicação em massa tem ganhado notável crescimento na sociedade mundial. Seus impactos vão além do âmbito da comunicação entre os indivíduos, gerando discussões e vários questionamentos sobre seus fatores positivos e negativos em uma visão social, política, cultural e econômica. Estudar sobre comunicação em massa e questionar o seu poder de manipulação sobre os indivíduos é quase que uma lei. Desde muito cedo, por exemplo, a televisão é inserida em nossos lares, fazendo parte integrante da nossa família e levando diversão, entretenimento, lazer e cultura aos lares do mundo inteiro, porém além desses pontos positivos podemos destacar também, o fato da televisão conduzir o telespectador a uma omissão intelectual que inibe de maneira assustadora a capacidade de discernimento do ser humano. Utilizando-se de