Crescimento
Taxa de Mortalidade;
Taxa de fecundidade.
Conceito
O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade. Quando a taxa de natalidade é maior que a de mortalidade, tem-se um crescimento vegetativo positivo; caso contrário, o crescimento é negativo; ambas as taxas são equivalentes, o crescimento vegetativo é nulo. Em razão desse aumento populacional no Brasil, a partir da década de 1960, intensificando-se nas últimas décadas, o país ocupa hoje a quinta posição dos países mais populosos do planeta.De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010.
Taxa de natalidade brasileira - 1970
É o número de crianças nascidas para cada mil habitantes.
Essa alteração populacional foi proveniente do processo de urbanização que se desenvolveu nos anos 40, no ano de
1970.Com a nova realidade urbana da população, algumas mudanças de ordem social, econômica e cultural aconteceram, essas resultaram na queda do número de filhos por família e essa queda se dá até os dias atuais, pois o custo de vida em metrópoles aumentou.
fatores que contribuíram para a queda do crescimento populacional
Redução do trabalho familiar
Queda no número de casamento precoce
Custos com filhos
A mulher profissional
Métodos anticoncepcionais
Taxa de mortalidade brasileira - 1950
É o número de falecimentos para cada mil habitantes.O Brasil apresenta uma elevada taxa de mortalidade, também comum em países subdesenvolvidos. Desde 1940, a taxa de mortalidade brasileira também vem caindo, como reflexo de uma progressiva popularização de medidas de saúde, principalmente após a Segunda Guerra Mundial; da ampliação das condições de atendimento médico e abertura de postos de saúde em áreas mais distantes; das campanhas de vacinação; e do aumento quantitativo da assistência médica e do