Palestra Mila Chiovatto
2710 palavras
11 páginas
Jornadas Culturais 2010 - Centro de Memória BungeAção Educativa: Mediação Cultural em Museus
Milene Chiovatto
Coordenadora do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo
Em nosso encontro trataremos de algumas noções básicas acerca do
Patrimônio
e
dos
Museus;
apresentaremos,
ainda,
aspectos
da
Nova
Museologia, tendência que propõe o museu como espaço de memória, mas também de discussão da sociedade.
Também serão apresentados alguns referenciais teóricos acerca do ensino de arte na escola, e as distinções básicas destas práticas para com as ações educativas em museus. Finalizando, apresentaremos os programas e a estrutura do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo, bem como os materiais educativos por nós produzidos.
Sobre museus
Os museus são definidos nos estatutos do Conselho Internacional de
Museus, ICOM, como uma “instituição sem fins lucrativos, permanente, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, e aberta ao público, que adquire, conserva, pesquisa, divulga e expõe, para fins de estudo, educação e divertimento, testemunhos materiais do povo e de seu ambiente.” Entretanto o que se recolhe num museu não é toda a produção humana, mas uma seleção desta produção, a partir da qual se constitui sua coleção.
Esta seleção, realizada pela museologia, se preocupa com a informação
trazida pelos objetos a partir de sua documentalidade, ou seja, o documento diz e ensina algo sobre alguma coisa; de sua testemunhalidade, ou seja, o quanto atesta o sentido de presença em determinado tempo, de presença no
ato ou fato que documenta; e de sua fidelidade, como veracidade ou fidedignidade.1 Assim, os objetos pertencentes à coleção dos museus são fruto de uma seleção da cultura material humana, por isso, por meio deles podemos entender como somos e percebê-los como parte do que somos.
Por esse motivo é fundamental preservá-los, pois são capazes de nos significar. “Preservar para que? Por que os objetos têm, para