Roturas
O que é uma rotura?
A rotura é uma lesão que ocorre principalmente nos músculos que consiste no estiramento de uma pequena quantidade de fibras musculares ou o rompimento total do músculo. O que provoca as roturas?
A rotura do músculo acontece com mais facilidade quando estes não são suficientemente aquecidos e alongados antes do exercício físico. Estas sucedem após uma contração muito forte e violenta do músculo (depois de uma mudança brusca de velocidade, após um salto ou outro tipo de movimento violento para o músculo) ou através da utilização excessiva deste.
As roturas localizam-se com maior frequência nas pernas
(gémeos), coxas (quadricípite, isquiotibiais, adutores), nos braços (bícipede, tricípede) e nas costas (romboides, serrado anterior, por exemplo).
Tipos de roturas e os seus sintomas
O sintoma mais característico é uma dor intensa no músculo, seguida de compromisso da função muscular a ponto de implicar a interrupção da atividade.
Como se referiu, os estiramentos podem ser classificados de acordo com as dimensões da lesão, sendo os sintomas diferentes em cada caso:
Grau I (Micro-roturas) estiramento de uma pequena quantidade de fibras musculares (< 5% do músculo). A dor ocorre num ponto específico, surge durante a contração muscular contra uma resistência e pode estar ausente durante o repouso. O inchaço pode estar presente, mas, de um modo geral não é evidente. Ocorrem danos estruturais mínimos, a hemorragia é pequena, a resolução é rápida e a limitação funcional é leve. Apresenta bom prognóstico e a restauração das fibras é relativamente rápida.
Grau II o número de fibras lesionadas e a gravidade da lesão são maiores (> 5 e
<50% do músculo), com as mesmas características da lesão de primeiro grau, porém com maior intensidade. Acompanhase de dor, moderada hemorragia, processo inflamatório local mais acentuado e redução da função muscular. A resolução é mais lenta.
Grau III ocorre uma rotura completa do músculo ou de grande