Crescimento e desenvovilmento
A pesquisa enfocou o plano de metas e o segundo PHD como os principais planos de crescimento para o Brasil no período da ISI. CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO
O Conceito de Crescimento tem suas origens no campo teórico da economia na fase Mercantilismo. O mercantilismo tinha como certo que um país só poderia alcançar o crescimento econômico através do acumulo de metais preciosos considerando como reserva de riqueza e moeda de troca de comercio.
Não concordando com os mercantilistas os pensadores fisiocratas acrescentaram que não seria o acumulo de riqueza na forma de metal precioso, obtido através do Comercio Internacional que geraria o crescimento econômico, mas sim a produção de produtos agrícolas.
Era uma moeda valorizada na economia, agrícola, como grande proporção em sua produção Exemplo: a safra do café e para a corrente do pensamento econômico clássico, o crescimento econômico continua significando desenvolvimento econômico, assim como para os mercantilistas e os fisiocratas.
Portanto; já se inicia entre os pensadores clássicos como Adam Smith a oposição às visões ate então empreendidas de que o crescimento econômico é realmente gerado apenas pela produção agrícola ou pelo acumulo de metais colocando-se no ambiente de trabalho produtivo a principal geradora da riqueza das nações.
Com os agentes econômicos agindo livremente no mercado, por natureza própria, ocorrera uma busca por vantagens pessoais em satisfazer suas necessidades inolivioluais.
Podemos afirmar que para os economistas clássicos ao utilizar se ao máximo os seus recursos de produção na satisfação de suas necessidades, enquanto o mercado não estiver saturado, um, pois trabalhara em pleno emprego terá uma produção com rendimentos produtivos crescente com custos baixos, preço competitivo no mercado extremo e lucros cada vez mais elevados, promovendo o aumento do nível de poupança interna e conseqüentemente o alimento do investimento, gerando crescimento produtivo, crescimento